terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Culpa, as mães sabem do que eu estou falando



Culpa, culpa, culpa. Quando uma criança nasce, junto traz este sentimento de presente para sua mãe. E nós sabemos que carregaremos a tal da culpa muitas vezes em nossas vidas, melhor acostumar, aprender a lidar com ela. São vários os motivos que desencadeiam a culpa. O dilema maternidade x trabalho é campeão. Basta desejarmos ter filhos.


Assim que eles nos chegam, embrulhados em nossos maiores sonhos, acordamos para a realidade que nos lembra que fazemos parte de uma sociedade bem diferente daquela em que nossas avós viveram. A maioria de nós precisa trabalhar em uma atividade remunerada, muito mais pela remuneração do que pela atividade em si. Mas precisamos trabalhar por realização pessoal também, o que, é claro, não constitui crime algum, pelo contrário. Acima de tudo amamos nossos filhos, esses pequenos grandes seres que dão uma nova dimensão às nossas vidas. 

Queremos estar com nossos filhos. Ver seus primeiros passos, ouvir o som divino das primeiras palavras balbuciadas. Queremos conhecer seus primeiros problemas e saber de suas vitórias . Queremos estar lá sem deixar de sermos nós mesmas. Queremos ser mães. Alguma coisa contra?

Fernanda, a personagem principal de Culpa de mãe, deseja apenas ser mãe de seu bebê. Faltando poucos dias para o término da licença maternidade, a a nova mãe descobre que não quer deixar a filha apesar de ser muito feliz profissionalmente. A partir de então, inicia uma busca pela solução do dilema. Uma solução pessoal e intransferível.

17 comentários:

  1. Vanessa,
    Fiquei muito feliz com a notícia!
    Estou levando a divulgação para meus blogs e amanhã com calma lerei o primeiro capítulo.
    Parabéns e sucesso sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,Vanessa!
    Como mulher, e mãe de quatro filhos, sei bastante sobre o tema do seu livro e quero saber mais, por isso vou lê-lo e ajudar na divulgação, claro! Mas saiba (certamente você já sabe...) que a dificuldade de publicação não é só para estreante. Eu já tenho seis livros publicados (alguns como ghost writer, outros como coautora e um só meu, mas a luta continua. É difícil mesmo editar. Estou planejando para o início de 2011 publicar um dos meus projetos pelo Clube dos Autores e imagino que muitos dos que acompanham seu blog também estejam com esse plano. Por isso, comente de vez em quando o que está achando do sistema, ok?
    Grande abraço e sorte

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, parabéns! Sabe aquele orgulho que a gente sente de quem nem conhece direito? Pois é...

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,

    legal! vou colocar no blog do grupo de mães que faço parte também: http://grupomamar.blogspot.com

    Abraços e mais sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Vanessa

    Parabéns maksi uma vez!!!

    Fernanda vai fazer reviver em muitas mães esse dilema do serãe e ter que trabalhar.

    Já estou curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanessa!
    Quero te parabenizar por mais esta realização. O livro é como um filho, gestado com muito carinho, cuidado, dores, alegrias... O trabalho de parto fica por conta da editoração, foi tudo legal? Trabalhei como editora da Universidade do Estado do Pará, sei o que isto significa. Também tem um livro que me deu muita satisfação e com ele ganhei o Prêmio Jabuti 2000, na categoria dos didáticos. Mas, e a árvore já plantaste? Conte-nos um pouco dessa história também...
    Sucesso nas vendas e nas críticas.

    ResponderExcluir
  7. Você fala de uma questão muito recente para as mulheres...

    Há mais de 50 mil amos que nosso trabalho foi ser mãe, há algumas décadas isso mudou e acrescentamos outras tarefas em nosso currículo, adaptar-se a isso não está sendo fácil.

    Informação sempre ajuda. Aliviar a culpa é essencial para o bom funcionamento da família, pais com culpa criam filhos inseguros e tiranos.

    Parabéns pela iniciativa e sucesso!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o que a Nanda ai em cim a falou! Eu sempre pontuo essa questao com minhas amigos que tem filhos pequenos... Quando os colocam na escolinha, por examplo... Com uma culpa danada!
    Bem. Quanto ao seu livro:PARABENS! Que sejas muito feliz com ele, e que traga ideias, conforto, etc etc a todos que por ele passarem: afinal, na hora de decidir é mesmo muito dificil, e estou locus para saber como ele termina! Da par ler de tras para frente? Rsrsrsr! Mil bjs e muito boa so rte!

    ResponderExcluir
  9. Sei demais do que se trata! Meu filho tem 2 anos e ainda tenho estes dilemas. A dica foi da Luma e adorei... Deixa ir ali comprar o livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ser mãe é ser eternamente culpada... Culpada pelos erros: " eles poderiam ter sido evitados"; culpada pelos acertos: "eles poderiam ter sido melhores se eu...". No entanto, precisamos saber lidar com esse sentimento para não culpar os filhos por nossas culpas, afinal, ser mãe sempre foi e sempre será sofrer no paraíso!

    Marcia Taborda
    www.escolavirtualparapais.com.br

    ResponderExcluir
  11. sempre uma incrível discussão!
    adorei!

    ResponderExcluir
  12. Acho que toda mulher deveria ler este livro...

    ResponderExcluir
  13. Oi Vanessa,
    Tem um Selinho de presente para vc lá no blog.
    Dê uma passadinha por lá, abaixo do lado direito clique na imagem da Bete.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. De fato, Nessa, culpa é algo que já vem dentro da gente mesmo, difícil, complicado, porque sempre vao nos apontar o dedo se algo der errado na educacao dos nossos filhos, a mae é sempre a culpada mesmo... injusto!

    Valeu a dica viu??? Só nao posso comprar agora, porque a lista está ainda sendo feita, e é pra ser comprada diretamente no Brasil, eu nao compro nada pela net do Brasil, daqui, mas qd estiver lá, o teu já vai estar na lista, pode deixar.
    Entro em contato, ok?!

    Nina

    ResponderExcluir
  15. Querida Vanessa, passeando pela blogosfera vi seu livro e vim conhecer um pouco mais. Aproveitei para listar voc~e em nossa Campanha Adote um Autor Nacional. O Boatos e Afins é um blog literário que preza pela imparcialidade, porém, nosso maior objetivo e a valorização da literatura nacioonal.
    Gostaria também de saber se você faz parceria com estes blogsa, como funciona e como entro em contato com você. Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Ai Vanessaaaa, uma pagina só não vale né?! vou correndo comprar o livro. Doida pra saber o desenrolar dessa historia, tão conhecida por nós mamaes, sobretudo de primeira viagem. Parabéns pela iniciativa. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa vi seu comentário lá no blog (meu amor de criança ) e vim aqui conhecer vc..amei o livro e vou divulgar lá no meu blog..passei por esse dilemas tb..sei bem como é ..beijos

    ResponderExcluir